
HIPNOTIZANTE
Trip Hop is Back in Town Again!!
Confesso que estava um bocado espectante, até com medo de sair desiludido!! São uns anitos sem editar cd´s, fazer concertos, já para não falar de se tratar de um estilo de música (Trip hop) que teve um gigantesco hype nos anos 90, mas hoje em dia já não é visto com o mesmo brilhantismo!! Fui um bocado à espera de matar saudades recordando clássicos como «Glory Box», «Wandering Star» (Momento Fantástico!), «Sour Times», «Roads», «Only you» e também de ser surpreendido pelas novas músicas.
E não é que a coisa se deu mesmo?! Os Portishead continuam aí para as curvas e a música continua "negra", hipnotizante, depressiva, direitinha ao cerebro....
A genialidade do trio britânico continua intacta e envolta na mesma aura de secretismo de sempre e a voz da Beth Gibbons continua sofrida, soturna, cavernosa! Os efeitos visuais também estão exclentes!! Quanto ás músicas novas destacam- se «Machine Gun» e «Threads» com uma sonoridade um bocado diferente com mais guitarra, bateria e electrónica. Um som mais orgânico, se é que me consigo fazer entender.
Avaliando por uma noite cravejada de bons momentos, os Portishead do século XXI prometem ser tão válidos em palco quanto aqueles que abandonaram a ribalta há dez anos atrás. O concerto do Sudoeste será sempre uma memória feliz, mas a noite de ontem tem já também lugar assegurado no baú de recordações.
Outro promenor talvez insignificante mas que para mim ajudou a "enfeitar" o momento foi o mau tempo. Esteve um dia soturno, escuro e choveu muito, ou seja, um dia " à la" Portishead, pelo menos para mim!!
E porque o Youtube não serve só para mostrar momentos infelizes, aqui ficam alguns videos:
Portishead - Machine Gun@Coliseu do Porto
Portishead - Wandering Star@Coliseu do Porto
Portishead Live@ Coliseu do Porto
