sexta-feira, abril 04, 2008

Editors@Coliseu do Porto



Grande concerto!!

Destas bandas “novas” os Editors não são das que me agradam mais, principalmente devido ao último álbum “An End as a Start” que é muito mais “melodioso” e “comercial” do que o 1º álbum “The Back Room”. Para explicar o som dos Editors digamos que no 1º álbum soam a uns Interpol e são visíveis as influências de Joy Division e Echo & the Bunnymen, enquanto que no mais recente, embora mantendo as influências, se aproximem “perigosamente” de uns Coldplay. Para quem não conheçe digamos então que os Editors são um híbrido entre os Interpol e os Coldplay se é que estão a ver a coisa......

É comum dizer-se que algumas destas bandas da nova geração têm álbuns bons mas ao vivo desiludem um bocado!! Com os Editors passa-se precisamente o contrário. Os dois álbuns são bons mas não extraordinários. Ouvir as mesmas músicas ao vivo é uma experiência nova, porque são muito mais intensas, com mais garra e algumas com novas roupagens.



Para isto contribui em muito o vocalista Tom Smith, com boa presença, quase sempre de guitarra em punho como uma arma e com muito boa voz. Ontem no Coliseu do Porto deu espectáculo passando do piano para a guitarra, da guitarra para o piano sem uma única falha. Nota-se um à vontade que não é comum nestas bandas e essencialmente um prazer em tocar!! Vê-se que fazem álbuns com um único objectivo, que é apresentá-los ao vivo.

Como é evidente destacaram-se as músicas mais bombásticas como «An End Has a Start», «Blood», «Bullets», «All Sparks», como é evidente «Munich», mas também uma versão de «Lullaby» “emprestada” pelos Cure.

Outro pormenor que começa a ficar provado é que no Porto também existia um público sedento de assistir a bons concertos e capaz de esgotar salas.

Depois do marasmo de alguns anos com pouca oferta no que diz respeito a bons espectáculos de música parece que as promotoras, principalmente a Everything Is New, começaram a abrir os olhos. Neste momento a maioria das bandas toca nos 2 coliseus e já não é preciso fazer 300 quilómetros para ver bons concertos.

Ainda nos falta um pavilhão que permita fazer concertos que exigam maior lotação, mas parece que se caminha para lá com a renovação do velhinho Pavilhão Rosa Mota.

Outro aspecto importante é que fazer concertos no Porto atrai não só pessoal do Porto e do Norte do pais, como Espanhóis vindos da Galiza para quem é mais perto e económico vir ao Porto do que ir a Madrid ou Bilbao. Se as promotoras tiverem olho e inteligência começam a promover os espectáculos em Espanha e terão um público ainda maior e certeza dos dois coliseus cheios. Pela quantidade de Espanhóis que vi ontem já o devem estar a fazer ou então eles andam bem informados!!!

Aqui ficam os videos habituais:

Editors - An End as a Start@Coliseu do Porto


Editors - Munich@Coliseu do Porto


Editors - All Sparks@Coliseu do Porto


Editors - Lullaby@Coliseu do Porto

5 comentários:

Varandim de Algodão disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Teresa Domingues disse...

FENOMENAL!!!!
Ainda não consegui descrever as duas noites que vivi ...

Bjs

Anónimo disse...

Tenho 15 anos e fui ver o concerto dos Editors na 5a feira mais 3 amigos da minha idade... foi o meu primeiro concerto a seria tal como o deles! E foi do melhor que poderia esperar! os Editors sao expectaculares em palco e o coliseu pelo que vi (eu estava a 3 ou 4 metros do palco) estava cheissimo!!... Ninguem parou de bater palmas o concerto todo! dançamos, saltamos! foi brutal! e 1a grande forma d provar q eles sao 1a banda capaz d atrair todo o tipo d pessoas eh o facto de estar la gente com camisolas de The Cure, Joy Division, Sonic Youth e ate Europe la vi! eu proprio que sou fanatico por Nirvana adorei o concerto de uma banda Indie/Rock! eheheh 5* ... voltem sempre que quiserem... afinal este pais ja precisa de musica e bandas de valor!

Anónimo disse...

Foi mesmo bom. Foi dos meus primeiros grandes concertos e não podia ter sido melhor. Espero que voltem daqui a uns anos com um cd novo. Estavam imensas pessoas com camisolas dos the cure e também estavam pessoas mais novas com 15, 16 como eu. Isso mostra que os Editors têm música k agrada a todos.
Obrigado Editors!!

ps: Agora podiam vir os Arctic Monkeys

Mura disse...

Não fazia a miníma ideia que havia tantas pessoas a gostar de Editors!!

Eu fiquei agradávelmente surpreendido com o concerto, foi muito bom, e pelos vistos muitos mais ficaram......