quinta-feira, novembro 06, 2008

Parque da Prelada

Santa Casa quer Prelada à imagem de Serralves
Porto Misericórdia projecta um parque público ligado à cultura para quinta.
Barreira da VCI ultrapassada por túnel

A Santa Casa da Misericórdia do Porto está a projectar um parque público para a quinta da Prelada, onde funcionou o parque de campismo durante 45 anos. À imagem de Serralves, será um espaço de lazer com ligação à cultura.

O lema para o novo equipamento já está determinado: Solidariedade com a Natureza. E a Misericórdia propõe-se a devolver à cidade um espaço com herança de Nicolau Nasoni, encerrado há quase dois anos - desde que o parque de campismo fechou no último dia do ano de 2006. A ferida da Via de Cintura Interna (VCI) que dividiu a quinta ao meio não será resolvida, mas o efeito barreira deverá atenuar-se com o aproveitamento do túnel pedonal que faz a ligação entre as duas margens da quinta portuense.

"O maior crime foi construir a VCI naquele local, a atravessar uma quinta classificada. Nessa altura, ninguém se pronunciou. O parque terá a dupla componente cultural e de lazer. Será uma mistura de Parque de Serralves e de Parque da Cidade", explica, ao JN, António Tavares, da Santa Casa da Misericórdia do Porto.

Encontrado o conceito, ultima-se o projecto a concluir até ao final de Março do próximo ano, com a calendarização das intervenções e os meios financeiros definidos.

Neste momento, a Misericórdia mantém conversas com várias entidades para avaliar possíveis parcerias no desenvolvimento de actividades na quinta. A Santa Casa gostaria que, além de espaço de passeio, pudesse ser um local para a prática de desportos informais, como a corrida, e com animação cultural. Certo é que os jardins serão preservados e que a Casa da Prelada acolherá o arquivo da Misericórdia, exposições, conferências e um núcleo do museu da Misericórdia (o museu principal ficará instalado na sede da Santa Casa, na Rua das Flores).
"Queremos devolver um pulmão verde à cidade. É um projecto de uma instituição privada e será colocado à utilização dos cidadãos em condições ainda a definir", sublinha António Tavares, apontando para a eventual criação de bilhetes de acesso anual e/ou de assinaturas "numa lógica de amigos da Prelada", tal como sucede em Serralves. O acesso ao parque deverá ser pago.
O futuro parque público ganhará maior dimensão com a integração do terreno municipal com 63 mil metros quadrados, contíguo à Cidade Cooperativa da Prelada, no património da Santa Casa. Tal como noticiou o JN, a Misericórdia já aceitou trocar cinco propriedades - duas ocupadas pelas instalações desportivas dos clubes Académico, em Costa Cabral, e do Estrela e Vigorosa Sport, nas Antas - pelo terreno camarário, avaliado em 4,3 milhões de euros. Será apenas uma troca de parcelas de igual valor, sem implicar a entrega de dinheiro.

A permuta, negociada com a Câmara que pretende libertar os clubes do pagamento de rendas e ajudá-los no acesso a fundos nacionais e comunitários para renovar as instalações, será discutida na próxima reunião do Executivo, agendada para terça-feira.

Outubro 08
Fonte: Jn

Sem comentários: