sexta-feira, abril 13, 2007

Portugal dos tempos de hoje!

Um programa da RTP, que tinha como objectivo eleger o melhor português de sempre, elegeu o que à partida ninguém pensava... António de Oliveira Salazar... O que me deixou estupefacto... na altura, pensei que se tratava de uma guerra Direita VS Esquerda! Passado algum tempo, começo a ver que afinal não se tratou de guerra nenhuma, mas sim de um saudosismo "esquisito" para com o dito António de Oliveira Salazar!
Uns dizem que é o "respeito" que existia, outros dizem que é pela "segurança", outros porque realmente simpatizavam com o homem!!! Eu não sei onde é que esta gente tem a cabeça!!! eu sou um jovem de 28 anos, felizmente, repito, felizmente não vivi sobre a ditadura desse Senhor... mas pelo que consta, o "respeito" não era bem isso, mas sim "MEDO", a segurança também era um reflexo do "MEDO" que pairava... No estado democrático em que vivemos, podemos dizer que estamos perante uma democracia falhada, pois o "MEDO" desapareceu e a insegurança apareceu... isto porque somos o único país da união europeia com uma constituição "arcaica" que pôs os portugueses com demasiada liberdade... ao ponto de baterem nos professores e nada lhes acontecer, e o professor que levou no "trombil" leva com um inquérito disciplinar... os polícias não podem "prender" ninguém, pois se durante o processo de detenção estragarem a fatiota ou amassarem o carrito, sai-lhes do bolso esse danos colaterais...
Vivemos uma crise de identidade colectiva, temos um primeiro que afinal não é engenheiro, mas sim bacharel... temos um presidente da república que pensa que é o primeiro ministro, temos uma oposição, que apenas faz oposição a si própria!!! E depois admiram-se que o referendo do aborto, onde todos nós tinhamos uma opinião formada, teve uma taxa de abstenção superior a 50%... o povo já se habituou a que alguém decida por ele... tanto faz ser o rosa como o laranja... é tudo a mesma coisa!!! estamos num estado pseudo-democrático falhado!!!
Solução? Seguir o que muitos jovens portugueses fizeram... IMIGRAR!!! Ninguém acredita no Sócrates, Mendes, Portas ou Louçã... São todos iguais... pessoas ansiosas pela cadeira do poder... pela organização do seu próprio bem!!!
Nem Salazar, nem Cunhal, nem Sá Carneiro, ninguém...
Tirem os 5 milhões de parasitas deste naco de terra e deixem cá ficar quem realmente produz e desenvolve esta terra, mas que nunca irá ser reconhecido por tal!!!
A moranguice, a floribela, as burras e os cromos, as telenovelas... essas sim... ditam leis e promovem pessoas!!!

Sem comentários: