quinta-feira, dezembro 13, 2007

Mais uma lição do professor!!


JESUALDO FERREIRA É O PRIMEIRO TÉCNICO A ULTRAPASSAR 2 FASES DE GRUPOS EM 2 ANOS

Jesualdo Ferreira fez questão de lembrar no final do jogo com o Besiktas que a sua equipa tinha conseguido, pela segunda vez na história do clube, passar uma fase de grupos da Liga dos Campeões na condição de líder. Atribuiu os méritos ao grupo, não reclamando qualquer louro para si. Poderia tê-lo feito, acrescentando um dado que o coloca em lugar de destaque enquanto técnico do clube na Champions: o professor é o único a ter conseguido, em épocas consecutivas, o apuramento na fase de grupos. António Oliveira e Fernando Santos tiveram a mesma oportunidade, mas desperdiçaram-na.

Não é no sentido do auto-elogio que tem ido o discurso de Jesualdo enquanto treinador do FC Porto, mas as performances europeias que tem conseguido ao serviço dos dragões são dignas de registo, tendo até em consideração o historial negativo que carregava nas provas da UEFA: três empates, uma derrota e duas eliminações ao serviço do Sp. Braga.

A teoria do “pé frio” caiu por terra e o professor já ultrapassou duas fases de grupos da Champions, sempre com o mesmo número de pontos. Aliás, realce-se que só Oliveira (96/97), Fernando Santos (99/00), Mourinho (03/04) e Jesualdo (06/07 e 07/08) lograram sair do ciclo inicial da prova com mais do que dez pontos na bagagem.

FC PORTO SOMA E SEGUE NA LIGA DOS CAMPEÕES

O FC Porto ultrapassou esta terça-feira pela oitava vez, em 13 presenças, a primeira fase de grupos (agora única) da Liga dos Campeões em futebol, mantendo-se na elite da mais importante competição de clubes do "velho continente".

Recordistas de presenças (13 em 16 edições - a de 1991/92 não entra nas estatísticas oficiais), a par dos ingleses do Manchester United, os "azuis e brancos" repetiram os feitos de 1993/94, 1996/97, 1999/2000, 2001/2002, 2003/2004, 2004/2005 e 2006/2007
Num "top 10" no qual só entram, além dos portistas, formações de Espanha,Inglaterra, Alemanha e Itália, o FC Porto é sétimo, juntamente com o Arsenal, perdendo apenas para Real Madrid, Manchester United, Bayern Munique, AC Milan, Juventus e FC Barcelona.

Nas últimas sete participações, os "dragões" só falharam o apuramento na primeira fase de grupos em 2005/2006: Foram últimos do seu agrupamento, que incluía Inter de Milão, Glasgow Rangers e o modesto Artmedia.
Nesta presença abaixo das espectativas o FC Porto também conseguiu "conquistar" aquela que é para já a única derrota no estádio do dragão para a Champions, frente ao Artemedia.
Qual era o treinador do Porto nesta época??

a) Robert Mugabe

b) Co Adriaanse

c) Omar Kadafi

Fontes: Record, Público

13 comentários:

Joel Azevedo disse...

Resposta:

Claramente a) Robert Mugabe

Essa época foi um atentado contra os Direitos dos Portistas (direito já consagrado) e contra a prática do bom futebol na Europa.

Deveria ser julgado pelos graves crimes cometidos e ser irradiado do exercicio da prática desportiva.

Fiat justitia,

Nuno Coelho disse...

O Mister Jesualdo está sem qualquer duvida de parabéns... e quem disser o contrário é tolo... 2 percalços nesta edição da champions, não elimina qualquer mérito a esta boa fase de grupos e ao 1º lugar alcançado...
Mas... talvez não seja má ideia, pararem de mexer na merda (porque cheira mal) e pararem de cuspir no próprio prato (porquer é feio)...
Além de vos ficar mal, é mesquinho e francamente Ridículo!!!

Mr.Duke disse...

Tirando um percalço, um acidente de percurso, que também teve os seus méritos, é preciso ir à remota data de 1985 para referir que desde então para cá em todas as provas europeias que entramos fomos sempre aos oitavos de final.
Isto sim é um clube, recordista de presença na Champions League.

Nuno Coelho disse...

Muito bem Mr.Duke...
SOMOS OS MAIORES E "MAINADA"!

Joel Azevedo disse...

Eu estou plenamente de acordo com o coelho, Robert Mugabe é um politico e actual presidente do Zimbabwe liderando o país desde 1980 primeiro como primeiro-ministro e desde 1986 como Presidente executivo.

Robert Gabriel Mugabe nasceu no dia 21 de Fevereiro do ano de 1924 na cidade de Kutama na Rodésia do Sul(actual Zimbabwe).

Pertencente à etnia shona ,filho de um fazendeiro local, foi educado numa escola de jesuítas. Foi professor primário na antiga Rodésia, Zâmbia e Gana entre os anos 1942-1949 e 1955-1960. Possui diplomas de inglês, História e Educação nas mais prestigiadas universidades africanas e obteve a licenciatura de economia (por correspondência) na universidade de Londres.

Participou no movimento de Joshua Nkromo, o ZAPU (Zimbabwe African People Union), em 1960 e três anos mais tarde funda o ZANU (Zimbabwe African National Union- União Nacional Africana do Zimbábue ). É preso em 1964 devido às suas actividades politicas sendo libertado em 1974 altura em que parte para Moçambique onde lidera uma guerrilha que se opõe ao Governo de minoria branca de Ian Smith. Com o acordo de paz de Lancaster House, assinado em Londres em 1979 após meses de negociações, Mugabe voltou para a ex-Rodésia e foi calorosamente recebido pela maioria negra. Torna-se primeiro-ministro da ex-Rodésia (já depois do fim do governo liderado por Ian Smith) em 1980 ao vencer eleições. Em Abril desse ano é declarada a independência do país que passou a ser designado por Zimbabwe.

Em 1982 passa a liderar o país sozinho, rompendo a coligação de Unidade nacional de dois anos com Nkromo e pondo termo a uma ligação que imperava desde 1976 com a União do Povo Africano do Zimbábue (Zapu) de Joshua Nkomo, dominada pela etnia ndeble. Este processo de desunião despoletou violentos confrontos entre as duas facções originando uma onda de repressão contra os membros da Zapu. Passando a centralizar o poder e obtendo cada vez mais autoridade termina com o sistema parlamentar instaurando um sistema com um maior pendor presidencialista. É eleito presidente em 1984, 1990, 1996 e 2002 em eleições consideradas, por muitos, ilegais e fora do controlo democrático habitual de um estado de direito. A derrota no referendo de 2000, que possibilitaria uma revisão constitucional , foi um dos únicos reveses do regime ditatorial de Robet Mugabe contudo isso não impediu o seu governo de concretizar em pleno os seus objectivos de Reforma Agrária por ele preconizados. Actualmente, estima-se que Zimbabwe seja o país com maior número de pessoas a viverem abaixo do limiar de pobreza.

Nos anos dos seus mandato, Mugabe embora sendo um marxista que se afastou ligeiramente dos seus ideais com o fim da URSS , deu seguimento a um conjunto de politicas de carácter socializante , nacionalizando várias industrias ao mesmo tempo que expropriava várias terras dos seus proprietários originais e seguia os seus planos de aumento de impostos e de controlo de preços alastrando assim o controlo do estado sobre os diversos sectores da economia. Com o grave declínio da economia e o descontentamento da população severamente afectada pelo desemprego, fome e pela Sida a oposição ao regime de Mugabe cresce consideravelmente. Surgem vários casos de violência e de intimidação perpetuados contras os opositores políticos de Rober Mugabe. Sendo que o seu governo é considerado um dos mais corruptos de todo o continente africano estando suspeito de vários esquemas paralelos de venda de diamantes e outros minerais do país. Governando um regime de carácter autoritário e antidemocrático Robert Mugabe, um exacerbado nacionalista, é responsabilizado por aprovar polémicas restrições ao direito de voto e uma lei que permite o afastamento dos observadores independentes além de uma severa perseguição à imprensa interna. Da mesma forma vai limitando os direitos civis dos cidadãos do seu país.

Fiat justitia,

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Robert_Mugabe

Mura disse...

Este post é composto por excertos de artigos do record(Quinta-Feira, 13 de Dezembro) e Público(Terça-Feira, 11 de Dezembro)!!
Aqui ficam os links para estarem informados da realidade actual e do passado quase sempre glorioso do clube que todos gostamos:

http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1313482&idCanal=10

http://www.record.pt/noticia.asp?id=768119&idCanal=17

Neste sentido pareceu-me pertinente colocar este post, visto que é actual e não cheira mal!! Sempre fomos um clube asseadinho na champions, quase sempre cumprimos os objectivos e daí estarmos entre os recordistas.
Cheirar a bosta, cheira quando não o conseguimos (o que vale e q isso raramente aconteçe!!).

Agora se estes jornalistas do record e do publico cheiram a bosta quando falam bem do nosso clube, o que fará quando falam mal.........

Nuno Coelho disse...

pois pois menino mura... ainda me lembro de ter constatado uma evidencia, "clean as water" na altura, lembro-me de ter postado uma afirmação do grande portista Alvaro Costa, e lembro-me de teres ficado todo chateadinho, porque houve uma crítica ao Nosso Mister Jesualdo... Se não toleras que critíquem o Jesualdo, justa ou injustamente, tens que manter a Coerência... e não andares sempre na chacota a terceiros, que por acaso até foram treinadores do FC Porto!
Ou não foste portista nesse ano? Talvez daí andares sempre a criticar esse ano do FC Porto... que por acaso até fomos campeões com 7 ou 8 pontos de avanço e conseguimos a Dobradinha!!!
Whaterever!!!

Mura disse...

Qualquer treinador é passivél de ser criticado, qualquer pessoa, instituição, etc...
E qualquer pessoa pode concordar ou não com as criticas....isso não é falta de coerência, presumo eu....

Nesse ano festejei como festejo sempre os sucessos do Porto, independente do treinador, independentemente dos pontos de avanço, um titulo é um titulo....
Já no ano transacto tb ganhamos o titulo, mas no entanto ha portistas que até nem se importavam de não ter ganho só para o treinador ser despedido. Ou estarei a dizer uma mentira?!

E aqui o que está em causa é o prestigio do clube lá fora, que depende mt dos bons resultados nas provas Europeias, não achas??
Acho que é inegável!!
Mas ainda ha uns dias criticavas os jornalistas pelo comportamento nas vesperas e nos comentarios do jogo Benfica-Porto. Agora dizes que cheiram mal por falarem bem do Porto!!
Coerência se faz favor!!

Nuno Coelho disse...

muito bem... é mesmo isso!!! Qualquer pessoa pode ser alvo de criticas... não podia estar mais de acordo contigo... agora não concordo quando dizes "no entanto ha portistas que até nem se importavam de não ter ganho só para o treinador ser despedido"... e se te referes a mim... estas a mentir redondamente, se te referes ao meu irmão... pergunta-lhe... mas acho que ele prefere ganhar... como qualquer pessoa...
Mais uma coisinha, eu não critiquei os jornalista por falarem bem do FC Porto... até estranho isso, apenas critiquei quem critica que critiquem seja quem for que goste...
Para por fim a esta celeuma, eu estou felicíssimo com o FC Porto este ano, apesar de uns tropeções, mas que acontecem...
Apenas de volto a dizer que há uns mesitos citei o que um portista disse, e tu reagiste contra mim como se eu personificasse todo o mal que o FC Porto enfrenta, e estranhei (ou não) que voltasses a bater no ceguinho...
Uma coisa te garanto, sempre que criticarem o Holandês, venho a terreiro defende-lo... isso podes ter a certeza. E se na época transacta me manifestei contra o treinador Jesualdo, foi porque não estava a gostar de ver o Porto perder... como também me custou estar a ganhar 2-0 em casa ao Artmédia e acabamos por perder 2-3. Este ano, já defendi o nosso treinador inúmeras vezes, ao ponto de dizer que compreendo porque é que ele joga sempre com os mesmos... ao ponto de entender que o jogo de Liverpool foi mais um conjunto de azares, entre o árbitro e Helton, que fizeram com que um equilibrado 2-1 passassem a ser um desnivelado 4-1!
O importante é continuar esta fantástica onda de vitórias e estar amanha no Dragão pronto para apoiar, e deixar que os nosso inimigos da 2ª Circular usem o assobio...

Mura disse...

Ora nem mais..........
Espero que o Porto continue a ganhar e tu continues a dar a mão à palmatória!!
Será mt bom sinal...

Nuno Coelho disse...

mas eu não dei a mão à palmatória ;)

Mura disse...

Lol

Anónimo disse...

My dream is to find the 3 points of nacional... :o)

Boa passagem de ano para todos...

Ass Dario Coelho