sábado, outubro 27, 2007

Duas décadas de ouro


O palmarés do F. C. Porto e os seus adeptos. Ou vice-versa. Estas são as linhas de força que levaram a Nike a renovar o contrato com a SAD portista por mais quatro anos, até 2012. Ter sido o clube com mais vitórias internacionais conseguidas nos últimos 20 anos, logo a seguir ao AC Milan, e deter o recorde de presenças na Champions (13), a par do Manchester United, são, no fundo, razões de peso para prolongar a ligação e, ontem, destacadas por Pinto da Costa.

A estas, o director-geral da Nike Ibérica, Carlos Homedes, juntou o carácter aguerrido da massa associativa, num piscar de olhos à potencial clientela. "Os adeptos do F. C. Porto são o melhor exemplo de determinação, carinho e garra para todas as batalhas", sublinhou o responsável por aquela marca desportiva, ontem, no Dragão, na cerimónia da assinatura do novo contrato.

O presidente portista considerou "excelente" o relacionamento entre as partes, já duradouro desde o ano 2000. Também salientou os "bons resultados" alcançados, confirmando-os na prática, mediante o desempenho da equipa nos últimos 20 anos. Nesse período, o F.C. Porto é recordista de presenças na Champions, a par do Manchester United (13 em 16 edições da prova), cabendo aos ingleses a melhor série de participações seguidas (12). Desde a existência da liga milionária, substituta da Taça dos Campeões Europeus, só em três anos os dragões falharam a entrada na mais importante prova de clubes da Europa. A saber 1994, Tomislav Ivic/Bobby Robson; 2001, Fernando Santos; 2002, Octávio Machado/José Mourinho.

A esta realidade, Pinto da Costa anexou outro dado, igualmente importante e sintomático da projecção mundial - a seguir ao AC Milan, com 12 triunfos internacionais, o F. C. Porto é o segundo da tabela, com seis vitórias, nos últimos 20 anos (duas vezes campeão europeu, duas vezes vencedor da Taça Intercontinental, mais uma Supertaça e uma Taça UEFA conquistadas). "Tudo isto aumenta o interesse pelo F. C. Porto e estou certo que este não será o último contrato ", adiantou, agradado com a parceria com a multinacional norte-americana.

Embaixador de Portugal

O AC Milan lidera, então, a lista dos troféus ganhos desde 1987 - cinco vezes campeão europeu, duas vitórias na Taça Intercontinental e cinco na Supertaça, uma das quais frente ao F. C. Porto, em 2003, por 1-0, com golo de Shevchenko. Irmanados com os dragões, em número de troféus e na última vintena de anos, surgem o Real Madrid e o Barcelona. Também em seis ocasiões conseguiram o "caneco".

No Dragão, numa cerimónia com a administração portista sentada na primeira fila, mas sem direito a perguntas dos jornalistas, o representante da Nike ouviu Pinto da Costa e a referência aos êxitos desportivos. Além de realçar a valia dos adeptos, Carlos Homedes aludiu à grandeza do F. C. Porto, classificando-o como o "grande embaixador do Porto e de Portugal". O clube das Antas é visto como "uma das melhores marcas portuguesas". Depois, tendo presente o empate com o Marselha (1-1), puxou do jogo para dizer que o F. C. Porto é uma "equipa guerreira, que nunca vira a cara à luta". A concluir, enfatizou que os bicampeões se enquadram no "espírito desportivo" da multinacional, "nunca se dando por vencidos". Mais "quatro anos de sucessos" é o caminho desejado.


No comunicado exposto à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a SAD do F. C. Porto anuncia que a aliança com a Nike fará entrar nos cofres azuis e brancos entre 11 milhões de euros , no mínimo, e 15 milhões de euros, no máximo. É uma espécie de contrato por objectivos, daí a incerteza quanto aos números conseguidos no final do acordo, válido até 2012. "Depende da respectiva performance desportiva durante a vigência do contrato", pode ler-se no comunicado, que baliza as verbas a encaixar entre 11,1 milhões de euros e 14,8 milhões de euros. Em troca, o F. C. Porto prorrogou o acordo de "sponsorização e licenciamento com a marca de equipamentos desportivos". A parceria, que terminava agora, ainda que já tivesse sido anunciada a sua continuidade, foi renovada por mais quatro anos. Pinto da Costa já o tinha referido anteriormente, mas só ontem é que o acordo passou ao papel e com o respectivo cunho oficial. Até 30 de Junho de 2012, a Nike será o "fornecedor exclusivo de equipamentos oficiais do F. C. Porto em todas as competições". De recordar que na área do merchandising, o F. C. Porto cedeu a sua marca à TBZ, num contrato celebrado em 2006 e com a validade de 10 anos. Entre outras vertentes, cabe à TBZ explorar as lojas do F. C. Porto.

Fonte: Jornal de Notícias

Sem comentários: