sábado, outubro 06, 2007

Âme


Depois de duas noites excelentes ao som deste senhor, no Lux no passado mês de Setembro e no Trintaeum quinta-feira achei este post mais do que apropriado!!
Kristian Beyer estudou anos para ser engenheiro civil. Acabou a fazer house. E a estabelecer pontes entre diferentes músicas e ritmos. Assume a admiração e influência, em partes iguais, pelo house nova iorquino e de Chicago e do techno de Detroit. O techno que, depois de uma luminosa infância, foi ganhando má fama nos anos 90, associado a festas com níveis excessivos de testosterona, com autómatos de olhar ausente e mandíbulas incontroláveis.
Mas a arte e o engenho que lhe deram origem souberam sobreviver e, disfarçado de ''minimal'', tomou de assalto não só pistas de dança de todo mundo, como também se legitimou infiltrando-se nas mais altas esferas culturais - o Sonar teve aqui um papel decisivo.
Testemunho destes contágios entre alta e baixa cultura é o recente projecto em que os Âme, que Kristian Beyer partilha com Frank Wiedmann, tomaram parte.
Chama-se Shut Up and Dance e é consequência da colaboração do Staatsballet com o Berghain, duas entidades aparentemente antípodas na esfera cultural Berlinense.
Numa inteligente manobra para alargamento de públicos, a Staatsballet, a companhia de dança clássica ''oficial'' de Berlim, saiu do conforto e da opulência da Ópera onde é residente, e desceu ao Berghain, o mais extremista clube de techno da cidade.
O resultado foi uma peça, levada a cena este verão, por cinco bailarinos/coreógrafos a acrescentarem movimento a outras tantas peças musicais de proeminentes produtores de ''hoje''. Nsi, Luciano, Sleeparchive, Luke Slater e Âme ajustaram as suas sonoridades, habitualmente apontadas à pista de dança, a este novo contexto.
«Fiori»(aconselho vivamente a escuta, uma viagem!!), é assim que se chama o contributo dos Âme, é um épico de dezassete minutos!!
Os bilhetes para estes sete espetáculos esgotaram em poucas horas e já estao pensadas novas colaborações!!
Está aqui uma prova simples que a música electrónica tem cada vez mais importância na actualidade!! Cada vez mais está a deixar de ser uma subcultura para se assumir por si mesma....

Para ouvir bem alto:

Âme - Rej
Âme - Shiro
Âme - Fiori



Excertos de entrevista públicada na revista do lux (mês de setembro)

1 comentário:

Nuno Coelho disse...

É caso para dizer que a revista do lux tem textos mais interessantes, e textualmente melhor construídos do que aquela publicação que alguns dizem ser uma revista de musica(Blitz)!
Não sei qual é a origem do texto, mas sendo uma tradução (creio que blitz apenas tem de original o índice), está bem melhor do que as traduções do blitz... Pelo menos tem o condão de "colar" o leitor ao conteúdo textual!
Está aqui um bom artigo e um bom post!