quinta-feira, janeiro 10, 2008

Portugal - Local a beira mar plantado...

Somos donos da "Tabaqueira", produzimos tabaco, tributamos tabaco, fazemos troca gratuita de seringas fruto do dinheiro dos contribuintes, dentro das prisões, mas, apesar desta vaga gama de factores temos uma lei anti-tabaco digna de um pais como os Estados Unidos da América ou a China.
Um qualquer preso tem direito a livre troca de seringas mas não a possibilidade de fumar um cigarro na sua cela, irónico quanto baste.
Curioso é o facto, e ainda só o comprovei em quatro parques de estacionamento, de ao entrar no paqrque não termos nada que nos indique a tributação efectuada no mesmo, mas, temos o anuncio anti-tabaco, meus caros, eu fumo dentro da minha viatura com os vidros fechados e ai ninguem me pode acusar de nada, rigorosamente nada.
Somos um pais caricato, vou dar um exemplo que extravassa os limites do ridiculo, mas, mesmo assim vou dá-lo.
O parque de estacionamento do brasilia dá-nos a oportunidade de uma avença pelo perioda de 24 horas pela módica quantia de 24 euros.
Bem, um qualquer motel por 80 euros e repito 80 euros, dá-nos o direito de ocupação por 24 horas, com direito a cama, televisão com sporttv e canais mais suspeitos, e então pergunto-me, como é possivel um mero parque de estacionamento proprocionar avenças de 24 horas por 85 euros, como, isto acontece como, ninguém reclama ou exclama revolta ou pelos menos repugna.
Enfim, somos o pais em que qualquer velhinho a morrer terá que pedir para lhe deslocarem a cama fora do hospital para realizar um último vicio praseroso de fumar uma cigarrada.
Termino tendo pena e condescendência por todos os locais que furto de uma lei ambigua e desproporcionada perdem dinheiro todos os dias e indagando sobre o futuro da indústria produtora de cinzeiros, e agora, entraram numa nova era, o cinzeiro de porta que transforma o fumador num ser mais ilegal que o pres que troca seringas e que não discerne ou dá valor a opinião de nenhum fumador, mas, eu como bom tuga continuareis assertivamente a pagar os impostos para que a tabaqueira, essa grand emprese nacional continue no topo e para que a tributação estadual não sofra danos.
O dinheiro gasto em termos médico para um fumador num país com um milhão de alcoólico onde o alcool paga 12% a beira dos livros e cds.
Mas também somos todos nós que pagamos e sofremos com o sofrimento deste milhão e com as doenças e despesas de tal e no fundo dizemos é tudo a 30!!!!!!!!!!!!!!!

15 comentários:

joker disse...

Hey, it's a cool blog. I like your contents. It's very interesting. I have bookemarked your blog. I will come back again. Keep it up!

Do drop by my blog and have a look.

http://1jokeaday.blogspot.com

Mr.Duke disse...

Peço desculpa pela inconguência as avenças 24 horas custam 85 euros

Mr.Duke disse...

Perdoem a minha insitência ou estupidez, mas em Portugal a lei do jogo suplanta a lei do tabaco, o que é o mesmo que afirmar que os poderes e interesses instituido são e serão sempre superiores no sentido em que são reais necessiades capitalistas e como tal têm uma aurea que até o presidente da nova Pide se dá ao luxo de ser o primeiro cidadão a ser apanhado a fumar mas sem multa claro, dentro de um espirito de Gato em passagem de ano ou de um Luisão com ceia tardia, insurjam-se, chega de abanar com a cabeça e aceitar o inaceitavel é altura de agir camaradas, espero apoios para uma MANIF contra a ambiguidade da lei, repito, não contra a lei mas sim contra o legislador...

Mr.Duke disse...

Como pode um estado tão preocupado e tão favorável à saúde pública continuar a produzir tabaco e a ser dono de uma empresa, que, a seu ver é mais nociva que as seringas, são factos não, digam me que não são please digam me que não...

Mura disse...

O estado lá por proibir as pessoas de esfumaçarem em espaços públicos (o que para mim torna-os locais mt mais agradáveis!!), não significa que não possa vender tabaco!!

Continuam a existir fumadores e o estado continua a poder lucrar. E neste sentido só fica a perder visto que esta medida poderá no futuro gerar uma quebra na venda de tabaco.....isto só prova que a saúde dos não fumadores está acima de qualquer interesse económico!!

Eu posso ter uma loja que vende bebidas alcoolicas mas posso nem sequer beber alcoool.

Isto trata-se de uma medida de saúde pública. Compreendo perfeitamente que os fumadores fiquem lixados, mas é a vida, quem não fuma não é obrigado a levar c o fumo dos outros!! Fumar é uma opção, quem optou por não fumar não deve estar sujeito a isso. Porque é que eu terei de levar c o fumo do tabaco, só pelo simples facto de um fumador querer acompanhar o seu café de um cigarro!!

Acho q tamos mt melhor assim, e olha que a mim o fumo do tabaco não me incomodava assim tanto......porém acho mt mais agradável!!


p.s.: E nos Moteis tb podes meter o carro, tirar o carro a hora que quiseres.....

Nuno Coelho disse...

tipo "garagem da vizinha...".
Eu concordo com o mura... o tabaco apenas me incomodou uma ou duas vezes... mas nessas vezes até aos fumadores incomodou... pois estávamos em locais fechados sem qualquer tipo de ventilação.
Quanto a comparar Portugal à China ou EUA, também os podes comparar à Espanha ou Irlanda... ou mesmo Reino Unido, onde até nos "Clubs" onde os "gigs" são cartaz todos os dias, é proibido fumar...
Mas definitivamente concordo contigo no que diz respeito às prisões... "ora bem, eu até fumava um cigarrito... mas não posso... bem la vai um chuto!!!".
Também concordo quando dizes que o Presidente da "Nova Pide" pode fumar onde quer e bem lhe apetece e nada lhe acontece... mas em Portugal, quem tem um pouco de poder fica sempre sobre a lei... e deixo um exemplo ainda mais claro disso, quando o ministro de Durão Barroso foi apanhado a mais de 200 Km/h na autoestrada e nada lhe aconteceu...
Enfim!!! arranja um bom tacho, a mandar em algo e estás a salvo de metade da legislação...
acho que só não podes matar...
mas podes ir a casa pia...
acho que não és o tipo de pessoa para isso... mas podes!!!

Mr.Duke disse...

Que o alcool a ti não te incomode eu até percebo, mas vai dizer as familias de todos quantos moreram fruto de acidentes contra condutoes embriagados e talvez n se pense que o tabaco é assim tão nocivo.
Em Espanha a lei inicial foi abolida ao fim de quatro meses e cá não deverá demorar muito mais.
Eu quero um lugar pa tomar café e fumar um cigarro e tenho direito a tê-lo não gostas de fumo não vais lá é simples. Locais para todos para algo com leves toques democráticos, claro que sempre dentro de certos niveis.
Quanto ao estado, se quer promover o bem público e a saúde pública deve começar por dar o exemplo, sempre ouvi dizer que o exemplo vem de cima e não me parece que produzir tabaco seja exemplo disso.
Alias o mesmo aconteceria se os locais tivessem áreas de fumadores e não fumadores, mas não, radicalismos para a frente.
É como nos paruqes de estacionamento, nõa pode fumar mas em troca inale este expectacular dioxido e fica como novo, vamos lá proibir o dioxido...

Nuno Coelho disse...

Essa história do álcool é muito bonita... é verdade... eu já ando a dizer há muito tempo que se deveria legislar para os bares de modo a evitar grande parte dos acidentes, mas também sabes que podes apanhar a buba em casa de um amigo e depois vens para casa de carro... quem anda à chuva molha-se!!! Mas, ao que consta, não é pelos acidentes que o álcool provoca que que deixas de beber... e bebes bem...ou seja, vindo de ti, esse discurso moralista... tateias!!!
Tu queres um cafesito e um cigarrito, e depois dizes "não gostas de fumo não vais lá é simples"... eu também te digo, não consegues tomar café sem cigarros? não vás la!!! Toma café em casa!!! Também é simples!!!
A mim o tabaco não me incomodava, sempre fui a cafés, bares, clubes e afins... isso não era impedimento, mas que agora se está bem melhor... isso não tenho a menor dúvida! Para ti não... vais andar sempre com um cegripe no bolso...
Falas da Espanha como se fosse exemplo... os maus são os franceses, os italianos, os suíços, os britânicos, an soyon an soyon...
Tu quando nascestes não fumavas, foi uma opção tua... agora não queiras que uma opção de vida interfira com os a liberdade dos outros...
A tua liberdade acaba quando começa a dos outros...
Na minha óptica, o que se passa é um "histerismo" exacerbado que vai passar com o tempo, é um beicinho dos fumadores!
Isso passa... eu até acho que devias de agradecer ao legislador... vai-te poupar algumas coroas... mmm???

Mura disse...

Continuo achar que o facto de o estado vender tabaco em nada intrefere com esta lei......é lucro, sempre foi, sempre vai ser!!

Lá porque passou a ser proibido fumar em espacos publicos o estado vai a correr vender a tabaqueira nacional?!

E depois quem é que paga as consultas e tratamentos dos fumadores nos institutos de oncologia e hospitais??!!

Com esta lei o estado da-se ao luxo de perder uns trocos em nome da saúde dos que escolheram não fumar!! É de bater palmas e não de criticar.

Porque é que eu é que tenho de deixar de ir a cafés e não os fumadores a deixar de fumar neles?!
Porque sempre foi assim??
Já dizia o Camões ''O mundo é composto de mudança..''

Já disse que o fumo nunca me incomodou especialmente, mas q esta mais agradavel esta, sem dúvida!!

Mr.Duke disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mr.Duke disse...

Não tenho conduzido alcoolozado nem te admito tais observações relativamente a minha pessoa.
É tipo Cech nem os factos nem o veres toda a gente a volta a dizer e pensar o contrário te demovem por isso não dês lições a ninguém.
Volto a dizer não te admito que fales de mim nesses termos, não aceito e é um caminho que espero que não sigas, te aconselho que não sigas.
Numa discussão supostamente de nivel, ou com toques de intelectualidade, discutem-se questões e opiniões e não o que os próprios fazem ou deixam de fazer muito menos acusações desse nivel publicas e com tal teor, não estamos a discutir a minha vida nem os meus comportamentos, é ridiculo.

Mr.Duke disse...

"Não é possível conceber alguma coisa no mundo que,
sem restrição, possa ser considerada boa, a não ser,
uma boa vontade."

Kant

Anónimo disse...

O cigarro é um acto social.Ontem hoje e amanha.Confesso que a imagem do tipico cafe sem uma unica pessoa a fumar me deixa triste...Se recuarmos 50 anos e imaginarmos o tal cafe parisiense, lugar central de cultura e acesos debates filosofico-estetico-politicos percebemos que cafe e cigarro sao indissociáveis...Bj.S
luis

Mura disse...

O acto social é frequentar o café,estar c os amigos, conhecidos, o que for.......
O café, o Tabaco, o Fino são adereços!!

O essencial na minha opinião é dar à lingua!!

Nuno Coelho disse...

bem... eu não disse que bebes e conduzes alcoolizado... apenas disse que bebes bem... tal como eu, quando não conduzo... apenas achei ridícula a comparação tabaco vs álcool!!!
Mas nem por sombras tentei fazer qualquer julgamento... não sou ninguém para o fazer!!! Aliás... ninguém o deve fazer... por isso não creio que devas ficar irritado...
Não julguei as tuas acções, apenas tive um comentário meio jocoso com a tua comparação...
Quanto ao Cech, não globalizes... lá porque tu, alguns dos teus amigos e alguma blogosfera crítica o homem, não quer dizer que a vossa opinião prevaleça... eu tenho a minha, e tal como eu, também há quem goste do jogador em questão...
e também não vou perder parte da minha vida na blogosfera a procura de quem goste do Cech... eu acho que é uma boa opção!!! Um defesa razoável... não é nem será o melhor defesa esquerdo do FCP... é uma boa opção!!! E tem uma coisa muito boa... Disciplina... o que ajuda e muito um jogador a tornar-se bom... mas com adeptos que o assobiam mal toca na bola (e para não haver dúvidas, não estou a dizer que o fazes) é difícil que algum jogador se desiniba! Tal como no último jogo do FCP senti-me um pouco envergonhado por estar naquele estádio... pois foi vergonhoso o que as BESTAS de alguns adeptos do FCPorto fizeram quando o Mariano entrou... uma VERGONHA!!!