domingo, setembro 17, 2006

ÍCONE DA SAPATARIA EM PLÁSTICO

A tradicional marca Melissa, que transformou sapatos de plástico em objectos de desejo e de procura e que actualmente tem os seus produtos vendidos em lojas de grandes marcas, tornou-se num ícone pop.

Não um ícone qualquer, mas um ícone da geração menina Floribela (já sabem porquê) ou da geração mulher de plástico (devido aos silicones). Os famosos sapatos Melissa adequam-se a estas duas gerações que de tanto diferente e destantes parecem ter e estar, mas que tem um gosto semelhante, os sapatos.

Analisando o material dos sapatinhos Melissa, estou convicto que derivam ou melhor descendem das famosas galochas de borracha que utilizava quando tinha oito anos, por obrigação da minha mãe, para não molhar os pés e com isso ficar constipado.

Mas as galochas têm um sentido prático que é a protecção da chuva, mas também inconvenientes, como não deixar respirar os pés e serem feitas de PLASTICO, mas as Melissas, pelos menos daquelas que eu vi e conheço, não tem o sentido pratico a não serem serem sapatos e são esteticamente feias, não protegem minimamente da chuva e ainda por cima não deixam os pés respirar, a não ser aquelas que têm mais buracos que um pró-Sadam Hussein ou um elemento da Alkaeda depois de ter encontrado um americano com uma metralhadora.

Mas logicamente que o gosto é discutível, nem quero julgar a falta de gosto desta ou daquela pessoa por calçar estes famosos sapatinhos, o que me faz escrever neste blog sobre esses famosos sapatinhos são toda a ausência de essência que representam.

Vejamos porquê. Como as Havaianas, os Melissa eram sapatos utilizados por pessoas com poucas ou nenhumas capacidades financeiras do Brasil, feito de material barato pouco confortável, pouco higiénico (devido á transpiração) e ainda por cima não reciclável. Hoje em dia, alguns já são recicláveis, mas estão cada vez estão mais caros e com tendência a subir e os pobres mais uma vez sem calçado para o seus orçamentos.
Porque as menininhas apoderaram-se e fizeram destes uma moda tornando-os em sapatos de rico ou em sapatos de uma elite em vez dos sapatos do povo (lei do mercado capitalista = lei do mais forte).

Esta tendência e explosão dos Melissa é uma clara demonstração que a moda (se isso pode ser considerar como tal), faz parte de uma cultura de massas, e que os nossos desejos e ambições são guiados pelas pertença dos outros, ou seja, nós só queremos obter o que não temos e os que muitos têm ou desejam, sendo por isso e quanto a mim uma demonstração de inveja, egocentridade, vulgaridade e falta de criatividade, agravado quando são pessoas pertencente ao mesmo grupo de amigos e todos ou melhor todas procuram o mesmo.
Não tenho nada contra quem usa este tipo de sapatos, mas julgo que a moda em Portugal não importa o que é de bom mas sim o que de mau é produzido por este mundo fora.

14 comentários:

Ideias e Cores disse...

eu também não gosto dos teus sapatos mas não ando por aí a fazer posts a dizer mal deles!! :oPPP
beijinhooooosss ;o)

Ideias e Cores disse...

ah, esqueci de assinar:
iva :o)

Joel Azevedo disse...

Desculpa mas eu não falei dos teus sapatos em particular, falei de uma marca de sapatos chamada Melissa e não dos sapatos da menina Iva, longe de mim fazer uma coisa dessas.

Mas uma coisa estou de acordo contigo é que eu também não gosto dos meus sapatos, se quiseres podes me oferecer uns, logo, que não sejam de plástico...


Beijocas,

Joel Azevedo

PS: Num mundo democrático e livre é normal e saudável que se opine. Penso eu de que…

angelofpromise disse...

Achei piada a este artigo!!! Mesmo que ainda este fim de semana, comentei que acho inacreditável esta nova moda provinciana da "Floribela"!!! O que é que se passa??? alguém me explique!!!

Anónimo disse...

Cada um usa aquilo que gosta e acho que ja somos crescidinhos para usar aquilo que realmente gostamos e nao por imposiçao de ser um objecto da 'moda'.. e nao é por ser a 'febre' das melissas e e ser um sapato mesmo conhecido que eu as compro e uso e sei capaz de dizer quais os bonitos e os feios! Uso sapatos de plastico sim,da melissa,porque gosto e acho q isso basta! tenho a certeza q outras meninas irao concordar comigo:) Da mesma maneira que vcs homens mal se juntam o unico assunto q eu ouço em discussao é o FUTEBOL (falo portanto,das pessoas q se costumam reunir no poeta..) e nada mais (o q é uma tristeza) nao sendo o assunto de discutir melissas mais importante,é um assunto futil mas se voces o fazem porque nós tb nao o podemos fazer? E vamos lá esclarecer dois pontos: estes sapatos nada têm a ver c a Floribela! e SIM sao feitos de plastico,cheiram bem,sao girissimos e engraçados.. Mas o mais engraçado é que para quem nao sabe fica aqui a nota de que os sapatos Melissa já existem desde 1979 nao sendo portanto mais um obejcto da colecçao floribela!! e digo mais,os sapatos melissa sao GIRISSIMOS! :) beijinhos para o big joey

Anónimo disse...

Esta tendência e explosão dos Melissa é uma clara demonstração que a moda (se isso pode ser considerar como tal), faz parte de uma cultura de massas, e que os nossos desejos e ambições são guiados pelas pertença dos outros, ou seja, nós só queremos obter o que não temos e os que muitos têm ou desejam, sendo por isso e quanto a mim uma demonstração de inveja, egocentridade, vulgaridade e falta de criatividade, agravado quando são pessoas pertencente ao mesmo grupo de amigos e todos ou melhor todas procuram o mesmo.
Só queria acrescentar que nao concordo com esta pequena parte do teu texto,uma coisa torna.se vulgar porque toda a gente e gosta e decide usar? Talvez,mas achei um comentario um bocadinho forte e n achei verdadeiro,acho q estas a generalizar muito.. Se assim fosse,alias,se as pessoas fossem assim tao invejosas e egocentricas,entao eu poderia dizer que eu nao faço parte desse grupo e sou criativa porque do grupo de amigos,cm tu proprio disseste,as primeiras a usar as melissas sao melhores e as outras q gostam da mesma peça,sao vulgares? invejosas?egocentricas?!E acho q entre as meninas,nao há competiçao nenhuma..partilhamos os nossos gostos,os nossos sapatos mas no fim cada uma usa o seu (mesmo q possam ser iguais ou parecidos) com o seu toque pessoal Mas enfim..é tudo uma questao de ideias,cada qual com a sua. beijinhos

Ideias e Cores disse...

falaste dos meus sapatos sim, uma vez disseste que os sapatos da melissa são de mau gosto e eu praticamente só uso melissa (desde que conheço a marca)!
em tudo o resto concordo com a raquel, eu uso melissa porque gosto, porque os sapatos são lindos e originais, diferentes de todos os que se veêm por aí...e quero, tal como a raquel, deixar bem claro que a melissa nada tem a ver com a floribela, por favor meninos!! não vamos ser limitados e achar que tudo o que tem cor (ou seja, qualquer sapato que não seja preto, castanho ou azul escuro) já é da floribela!!
e já agora joel, a foto das botas que colocaste não é melissa, são umas botas de pele que nada têm a ver com esta marca, achei melhor esclarecer para outras pessoas não cairem no erro de o pensar.
em relação a oferecer-te uns sapatos, lamento que não gostes dos teus, devias então fazer como eu e arranjar uns que gostes mesmo!olha que a melissa agora também está a fazer umas versões unisexo! :op
iva

angelofpromise disse...

Eu por mim não digo mais nada, as meninas têm razão quando dizem que cada um deve usar aquilo que gosta mesmo que andemos todos iguais. Fico mais descansada se não é moda "Floribela", embora pareça. É que a "Floribella" também esteve na moda no Brasil e parece ter sido transportada para cá a todos os níveis!!! Mas tudo isto são pormenores sem importância, realmente que conversa fútil que tivemos por aqui.

Ines Sa disse...

Aiii eu andava à procura da imagem destes sapatinhos em rosa!!Modelo de nome Aranha 1979..finalmente alguém com o mesmo gosto por elas!Obrg. joel:)

Um bjinho às campana,zig zag,ultragirl e rock princess!:)

Nuno Coelho disse...

não posso deixar o meu amigo Joel sozinho neste ataque terrorista que as meninas admiradoras de Melissa Shoes Style lhe efectuaram!
São mais as vezes que discordo com ele, mas desta vez... concordo!!! Uns sapatitos de plastico brilhante... e vendem... a culpa não é da sua criadora... mas sim de quem dá uma pipa de massa por aqueles sapatos.
Esteticamente, parecem-me bem, nada contra...apenas o simples facto de o material se mesmo plastico! talvez 20 centimos seja o custo de produção daquilo. também há quem ache que me vista mal... está no seu livre direito! Já agora menina... o meu amigo Joel nunca disse (neste blog) que A ou B calça mal! ele apenas disse que não gosta das Melissas.
Eu por acaso também não gosto dos sapatos Vela (não sei se está bem escrito)! São os sapatos modelo do jovem militante da Juventude Centrista!
Agora fico-me por aqui... e espero que haja mais barulho, porque é disto que a malta gosta!

GonçaloFreitas disse...

Joel,também não gosto dos teus sapatos!!
Gonçalo

Joel Azevedo disse...

Caros amigos,

Como viram não respondi a ataques pessoais feito á minha pessoa ou á forma como me visto ou me calço. Estou certo que foram comentários de inveja e de alguma incúria.

Sei que não posso agradar a gregos e a troianos, mas a quem eu tinha de agradar já consegui agora só tenho que manter, que é o mais difícil, e tudo farei Patrícia para te continuar a agradar.

Sei também o que visto e sei como me visto e vou ver alguns de vocês a vestirem o mesmo do que eu (quando forem mais Homenzinhos) daqui a algum tempo.

Outra ponto que gostava de esclarecer é que eu não critiquei o sapato de X, Y ou Z critiquei uma tendência ou moda (como preferirem) que não gosto. Não fiz qualquer critica pessoal, não critiquei as Havaianas do menino Gonçalinho, nem as roupas largas quase de rap do menino Coelhinho, nem umas Melissas especificas da Raquel, da Iva, da Inesinha ou de outra pessoa qualquer, única e simplesmente fiz uma observação pessoal sobre o Bum das Melissas e o que elas representam para mim, não com o espírito de critica pessoal mas de emissão de uma opinião.

-Raquel, felicito-te pela tua resposta bem elaborada. Respondes-te algumas das minhas dúvidas, apesar de discordar com alguns pontos o que é normal. O teu texto veio enriquecer o debate, assim como dar-lhe outra perspectiva diferente e contrária do post que eu coloquei o que é de salutar e é assim que deve ser.

-Inesinha ainda bem que ajudei à tua procura, estou feliz por ter sido útil.


Cumprimentos Invictos,

Joel Azevedo

Anónimo disse...

Joel fiquei contente com a tua resposta..ja esperava aí um super ataque ao meu texto :-) Fico contente em poder participar e vou continuar a comentar sempre que poder outros textos que deixes aqui. Beijinhos

Anónimo disse...

Gente eu sempre fui fa dos sapatos Melissa.Nao descolam e nem precisam de sapateiros ,para colar a Boca de Jacare.Se voce cuidar bem deles,vai caminhar muito,e gastar pouco Bjs.DEL