domingo, setembro 03, 2006

O adeus ao MESTRE!!


Agassi perde para Becker e diz adeus ao ténis
Nova York (EUA) - Acabou. Após duas vitórias fenomenais no Open dos Estados Unidos, o tenista norte-americano Andre Agassi não conseguiu repetir a dose neste domingo e perdeu por 3 sets a 1, parciais de 7/5, 6/7 (4-7), 6/4 e 7/5 para o alemão Benjamin Becker. Com isso, um dos maiores nomes da história do ténis encerra a carreira vitoriosa, que tomou impulso após o título na cidade baiana de Itaparica, no longínquo ano de 1987.
Por ironia do destino, a despedida de Agassi veio justamente contra um adversário que ele jamais havia enfrentado. A propósito, Becker, 112º colocado no circuito mundial jamais venceu um título do circuito ATP. Até a eliminação de Agassi o seu maior triunfo era ter o mesmo sobrenome de um dos grandes adversários do norte-americano, o também alemão Boris Becker, de quem, aliás, não possui nenhum parentesco.
Assim como as duas partidas iniciais de Agassi na competição, a luta por uma vaga nas oitavas-de-final foi extremamente disputada. No primeiro set, o alemão de 25 anos surpreendeu e conseguiu um 7/5. A oportunidade de ampliar o marcador veio na etapa seguinte, mas o norte-americano mostrou porqueé praticamente uma lenda da modalidade e empatou o duelo com um 7/6 (7-4).
Se superando, porém, Becker conquistou uma nova vitória na etapa seguinte e, com um 6/4, se aproximou de novo do maior feito de sua carreira. Entretanto, Agassi voltou a mostrar a garra dos velhos tempos, apesar dos 36 anos, e foi buscar a vitória na quarta etapa. Após desperdiçar o set point, porém, deu um novo ânimo ao rival e acabou tendo o serviço quebrado quando o set estava em 5 jogos a 5. Becker então aproveitou a oportunidade e fechou a partida com um 7/5, através de um belo ás.
Apesar da derrota, assim que a partida terminou o público que acompanhava a partida levantou-se e aplaudiu de pé o tenista que somou nada menos 60 títulos na carreira. Agassi então não se segurou e, sentado em uma cadeira, começou a chorar copiosamente no court em que teve o prazer de levar a taça em 1994 e 1999.
Vitorioso, Becker, por sua vez, aceitou o papel de coadjuvante. “O Agassi foi o meu ídolo. Ele é somente um: não há mais ninguém como ele. Tenho muito orgulho de ter jogado contra o Agassi”, declarou o alemão, que agora aguarda o vencedor da partida entre Andy Roddick e Fernando Verdasco. “Apesar de eu ter ganho o jogo, tudo deveria ter sido feito para ele mesmo. Desejo muita sorte na vida ao Andre”, complementou.
Chamado pela entrevistadora da competição, Agassi foi ao centro do court, onde foi novamente muito aplaudido. Sem palavra, ele novamente chorou e com a voz embargada deu as suas últimas declarações como jogador profissional. “Aproveitei os ombros de todas as pessoas que me apoiaram. Agradeço a dignidade, generosidade e força que o público sempre me deu. Vocês estarão sempre comigo”, afirmou, antes de pegar nas suas raquetes e sair do court mais uma vez debaixo de aplausos.
Entre seus feitos no ténis, Agassi possui nada menos que oito títulos Grand Slams na sua carreira. Excelente devolvedor de serviços, ele foi o quinto tenista da história a conquistar os quatro títulos mais importantes do circuito: Open da Austrália (1995, 2000, 2001 e 2003), Wimbledon (1992), Roland Garros (1999) e Open dos Estados Unidos (1994 e 1999). O seu último título foi o Torneio de Los Angeles, no ano passado.
É assim o adeus de um CAMPEÃO!!

2 comentários:

OGC disse...

É bom saber que no Porto XXI não há só futebol.
As minorias também têm valor.
Parabéns pela coragem de falar de uma modalidade diferente, numa sociedade "futebolodependente".

OGC disse...

Só é pena ter sido quase ipsis verbis copiado da Gazeta Press...