Um Blog que percorre o domínio da especulação intelectual,difundindo a actividade cultural, moral e social do Porto XXI.
terça-feira, janeiro 15, 2008
"Can't help thinking about me" - e assim nasceu o génio...
Fez ontem, dia 14 de Janeiro, 42 anos que nasceu David Bowie.
Davy Jones, nome de baptismo, deixou de o ser porque, em 1966, já existia uma estrela com esse nome, era um dos “Monkees” grupo criado em 1965 pela rede americana NBC para rivalizar com os “Beatles”.
David Robert Haywood Jones, que nasceu a 8 de Janeiro de 1947, era um saxofonista que desde alguns anos se movia no meio musical londrino e apesar da, ainda, pouca popularidade que gozava na cena musical britânica já tinha passado como vocalista por bandas como os “King Bees”, dos “Mannish Boys” ou dos “Lower Third”, apesar da sua tenra idade (19 anos).
Uma das teorias para a escolha de Bowie para apelido artístico é que a adopção aparece do nome do fabricante da faca que se supõe ter cegado o seu olho esquerdo ainda na adolescência numa luta com um colega de escola, Daniel Ambooleg, pela disputa por uma namorada. No entanto a hipótese mais plausível para a paralisação de sua pupila esquerda foi ter sido protagonizado por um soco nessa briga e não por uma faca.
Quando estreou o apelido a 14 de Janeiro de 1966, com o single “Can't help thinking about me” era ainda um aprendiz, mas começa aqui a sua carreira a solo como compositor e intérprete. Nos anos seguintes aperfeiçoaria o seu talento e enquanto estudava artes dramáticas com o grupo de “Lindsay Kemp”, percorria as ruas de Londres como mimo e actor e editava singles e um álbum, “David Bowie”, sem sucesso assinalável.
Em 1968, sua canção "Space oddity" ficou entre as cinco primeiras da Inglaterra. Mas o sucesso internacional viria apenas em 1972 com seu álbum “The rise and fall of Ziggy Stardust and the spiders from Mars”, acompanhado por “Mick Ronson” (guitarra). É também nessa época que começariam as suas apresentações exuberantes, com uma nova performance, interpretações de figurinos e maquiagem é quando se anuncia o génio DAVID BOWIE.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
9 comentários:
O Joel a ir ao promenor de separar a ''pessoa'' David Jones, do nascimento do ''artista'' David Bowie.....e vem logo o fã...olha que tens ai um erro....lol
Já agora quando é que terá nascido o meu nome artistico ''Mura''??!!
Nem eu sei.......mas devia saber pq assim podia festejar 2 aniversários...receber prendas a dobrar....loll
Eu não errei... fui mal entendido.
Pois grande gafe a minha... Minha culpa!!!Obrigada por teres eliminado o meu erro.
calma aí pessoal!!!
estamos a discutir o sexo dos anjos... o que interessa é que o Mestre Bowie está de parabens!!!
Um "bibó Bowie"!!!
Duplamente de parabéns!!! porque fez verdadeiramente anos no dia 8 e porque fez no dia 14 anos que "autobatizou-se" de bowie. Claro que se nota que nasceu em Janeiro é sem dúvida um mês dos génios... não acham??
OOHH Coelho por aqui ninguem está sem calma, até pelo contrário!!! aqui impera a paz, a alegria e a boa disposição...
PS: A continuar assim ainda vou acabar a dar homílias... peennso eu d'queeee
eu sei que ninguém anda nervosito... só estava a meter nojo!!!
eu sou assim!!!
:D
Vai mas é fumar um cigarro....
Agora não posso!!! Dizem que é proibido!!!
Dizem!!! mas se fores da ASAE isso passa:)))
Enviar um comentário