sexta-feira, setembro 28, 2007

Artmedia e Orçamentos....

O Artmedia ganhou o nome Bratislava na designação oficial do clube desde a época passada, mas os adeptos continuam a gritar pelo Petrzalka no estádio. Em 1993, com a separação da antiga Checoslováquia, o mais antigo clube da Eslováquia esteve à beira de desaparecer, mergulhado em dívidas. Teria sido o fim de uma pobre longa história, onde as 12 mudanças de nome desde a data de nascimento, em 1898, não encontravam paralelo na folha de registos desportivos.

O Petrzalka era apenas o terceiro clube de Bratislava. Ou melhor, o clube dos subúrbios, Petrzalka, na margem direita do Danúbio, uma zona de enormes blocos habitacionais da era comunista, construídos após a ocupação soviética de 1968. Com a falência anunciada, o clube foi salvo por Ivan Kmotrik, um dos mais ricos empresários do país, que ganhou fortuna com a privatização de uma empresa de impressão de publicações após a queda do bloco comunista em 1990.

Kmotrik investiu no clube dos subúrbios operários, juntou-lhe o nome da sua empresa, Artmedia (Petrzalka), e fê-lo atravessar para a margem esquerda do Danúbio, para o centro da cidade de Bratislava. O crescimento oficializou-se no papel com mais uma mudança de nome Artmedia Bratislava.

Mas foi no relvado que o Artmedia começou a reivindicar os frutos do seu crescimento, intrometendo-se na crónica rivalidade entre Inter e Slovan, os dois maiores clubes da cidade. O reconhecimento chegou na época passada, com o primeiro título de campeão de uma vida de 107 anos. Ivan Kmotrik transformara um clube de subúrbio num campeão nacional, em apenas 11 anos. E via abrir-se as portas da montra ideal a Liga dos Campeões. Reforçou a receita, investiu mais e tem agora o bilhete premiado nas mãos: Stano valeu o apuramento contra o Kairat Almaty duas semanas depois de ser contratado, Halenar foi o carrasco do poderoso Celtic Glasgow, com um hat-trick na goleada por 5-0 no primeiro jogo da segunda pré-eliminatória, dois dias depois de se ter mudado do rival Inter.

O Artmedia entrou na Liga dos Campeões com o mais pequeno orçamento de todos, 1,3 milhões de euros contra os 60 milhões do FC Porto, e já garantiu receitas para cobrir os próximos dois orçamentos. Kmotrik já tem planos para fazer do Artmedia o maior clube da ex-Checoslováquia, enquanto os adeptos continuam a cantar orgulhosamente por um Petrzalka que já não existe.(Jornal de Noticias)

8 comentários:

Nuno Coelho disse...

comparar o Artmedia, que foi campeão da Eslováquia, com o Atlético ou Fátima...
Pressuponho que na tua opinião, o Atlético ou Fátima seriam campeões da Eslováquia!!! a brincar!!!

Samuel disse...

Como é óbvio a liga dos campeões não se pode comparar a taça da liga ou taça de Portugal.Estou me a referir a diferença de orçamentos,e se o porto perder com o Fátima é vergonhoso devido a diferença de orçamentos, penso que é ainda mais vergonhoso perder com uma equipa com um orçamento tão pequeno como o Artmedia na principal montra do futebol europeu.Penso que é bastante fácil entender isto não?

Nuno Coelho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nuno Coelho disse...

"perder com o Fátima é vergonhoso devido a diferença de orçamentos, penso que é ainda mais vergonhoso perder com uma equipa com um orçamento tão pequeno como o Artmedia"
Foste tu que o disseste!
Mas esqueces-te que o Artmedia foi campeão da Eslováquia...
Tanto quanto sei, a Eslováquia pertencia a uma grande potência do Futebol Europeu, a antiga Checoslováquia...

Samuel disse...

sim e o Barreirense já foi um grande clube nacional. Eu estou a falar no passado mais recente e no presente. Campeão da Eslováquia?Que é isso?com um orçamento dum milhão e poucos de euros?Tens noção que foi a unica paticipação até agora na liga dos campeões?Só faltava agora vires dizer que é uma grande equipa!Era só a equipa com o orçamento mais baixo da liga dos campeões desse ano!

Mr.Duke disse...

Eu vou ao basquet, ao andebol, ao hoquei, vou ver o porto, sou portista e apoiarei sempre quem está a frente do meu clube.
Se falam de orçamentos sejam verdadeiros não adulterem a verdade esse vosso genio perde com oo fatima da europa e voces defendem no.
Perdeu porque é muito mau treinador, basta ver as suas frases de ditador, quem acha que sabe tudo, quem acha que não tem mais nada a apreender então não sabe nada.
Eu nunca disse sequer se gosto ou não do Jesualdo, agora o Jesualdo treinador do porto esse tenho que gostar.
Todo o futebol nacional, treinadores, comentadores, dirigentes, enfim toda a gente é unanime em reconhecer que o jesualdo percebe muito de futebol, todos menos a irmandade de comentadores do poeta, e digo e repito não voltem a por o meu portismo em causa.

Nuno Coelho disse...

O prémio de jogo do Fátima foi de 340 euros... Provavelmente nem para as chuteiras do Quaresma chega!!!

Samuel disse...

O Ordenado minimo na Eslovaquia é de 183 euros!