quinta-feira, agosto 24, 2006

Beijos e Abraços

Fonte de prazer e satisfação, os beijos e abraços são hoje vulgares formas de cumprimento. Abraços entre homens, beijos entre tudo e todos.
Mas..o que significam de facto tais gestos? Tirando o beijo à esquimó, todos os que envolvem o contacto da boca com outra qualquer parte do corpo acarretam pouco ou nenhum valor sentimental relevante..beijamos os amigos, os namorados e família..beijamos até animais e, em momentos de pura felicidade, beijam-se camisolas, fotografias ou outros bens materias. Ou seja, é quase mais um hábito que uma vontade espontanea.. Sendo a boca um orgão sensorialmente tão rico, o fenómeno está explicado.
Passemos então aos abraços. Vindo não se sabe de onde, espera-se que tenha vindo para ficar. Um abraço entre amigos, entre pais e filhos, irmãos, ou ainda entre o nosso tão querido animal de estimação, é de longe o mais sincero e sentido gesto de amizade, carinho e amor. Todos num estender de braços e aperto de peito-a-peito que em segundos exprime muito...
Mais importante que distinguir os dois, é perceber que para cada altura há o gesto certo, assim como as palavras certas e ainda o silêncio certo.


Um dia ouviremos o padre dizer "Pode abraçar a noiva."...

Beijos e Abraços.

4 comentários:

Joel Azevedo disse...

Um dia ouviremos o padre dizer "Pode abraçar a noiva."...

E quando formos registar o cão ouviremos o conservador dizer "Pode beijar o cão."

Anónimo disse...

inesita, eu e o gonçalo descobrimos um lapso no teu post! :o) existe outro beijo que n envolve a boca (para além do beijinho à esquimó)! o beijo à borboleta! conheces?? :o)

Ines Sa disse...

sim!é com as pestanas!tb podia referir mas n se incluiam nos beijos em questão..(e duvido que muita gente saiba quais são..) :p obrg. pela atenção :)

Ines Sa disse...

Para o Joel:
..Um "dá a patinha" devia ser um pré-requisito! :)