segunda-feira, novembro 26, 2007

Ai os aeroportos em Portugal!!!

O aeroporto do Porto arrisca perder a oportunidade de conseguir atrair, nos próximos sete anos, quatro milhões de passageiros da Ryanair. Tudo porque a ANA (empresa que faz a gestão dos aeroportos) não se tem mostrado receptiva a fazer algumas cedências que permitam a criação de uma base daquela companhia aérea de baixo custo no Aeroporto Francisco Sá Carneiro. A possibilidade de o Norte estar a "desperdiçar" uma oportunidade de desenvolvimento está a indignar políticos e empresários. O PSD/Porto vai pedir esclarecimentos ao Ministério das Obras Públicas "por suspeita de favorecimento do aeroporto de Lisboa".
Depois de o presidente da Ryanair, Michael O'Leary, ter vindo a público acusar a empresa de estar a travar o crescimento do aeroporto do Porto, a ANA repudiou as declarações, numa nota de Imprensa, na qual dá a entender que em causa está a necessidade de dar as mesmas condições a todas as companhias.
  • "Por que é que a ANA não oferece o mesmo desconto nas taxas a qualquer companhia que garanta quatro milhões de passageiros nos próximos anos?", questiona Rui Moreira, presidente da Associação Comercial do Porto (ACP), que foi contactado pela direcção da Ryanair para interceder junto da ANA.
  • "É mesmo uma posição de Estado. Se o aeroporto fosse privado isto não acontecia", refere Couto dos Santos, vice-presidente da Associação Empresarial de Portugal (AEP).
  • "Há aqui quatro milhões de passageiros à mão de semear. Temo que isto possa servir de motor para o investimento na requalificação do aeroporto de Vigo", alerta Rui Moreira.
A decisão da ANA terá de ser tomada até ao final do ano, caso contrário a Ryanair escolherá outra cidade para localizar a base. Valência, Bristol, Belfast são hipóteses já avançadas, mas há dez localizações na corrida. Algumas podem servir de alternativa ao Porto e até vir a prejudicar o desempenho do Sá Carneiro.

O que pede a Ryanair?

  1. Desconto nas taxas
    • Para criar uma base no aeroporto Francisco Sá Carneiro, a Ryanair pede um desconto de quatro euros por passageiro embarcado (inclui viagens de ida e volta), verba a deduzir no valor total das taxas que o aeroporto cobra à companhia aérea de baixo custo.
  2. Espaço para escritórios e pernoita de aviões
    • A base da Ryanair implica a disponibilização de espaço para escritórios no aeroporto, bem como a possibilidade de os aviões pernoitarem no Sá Carneiro, com tripulação e pessoal de manutenção das aeronaves.
  3. Aumento de meio milhão de passageiros por ano
    • Com uma base no aeroporto do Porto, a Ryanair garante 1,5 milhões de passageiros ao fim de um ano de funcionamento e um crescimento sucessivo, durante sete anos, de meio milhão de passageiros anuais. Estima-se que cada cliente da low cost gaste nas imediações do aeroporto entre 125 a 150 euros. O acordo tem de durar pelo menos dez anos, estabelece a companhia aérea.
  4. Emprego a 200 pessoas
    • Duzentos empregos directos são garantidos pela Ryanair com a instalação da base no Porto.
Fonte: Jornal de Notícias

2 comentários:

Joel Azevedo disse...

Alem do PSD Porto também o PS Porto em comunicado manifestou-se a favor da instalação no Aeroporto Francisco Sá Carneiro de uma base da companhia aérea Ryanair podemos ler no jornal o público. http://jornal.publico.clix.pt/magoo/noticias.asp?a=2007&m=11&d=25&uid=&id=238969&sid=50730

Mas este assunto mais do que uma questão política é uma afirmação, ou não, do Aeroporto do Porto como o Aeroporto das viagens de baixo custo de Portugal e Galiza.

Mas estou confiante e com expectativa que a avaliação administrativa da ANA vá ao encontro dos apelos que tem saído a publico e espero sinceramente não ver o Porto a perder essa excelente oportunidade para a região.

Nuno Coelho disse...

Espero que sim... aliás... esperamos todos que sim! O norte do pais necessita desta oportunidade! Não é só os 4 milhões de passageiros... é também o que esses 4 milhões vão gastar... é uma questão económica!

PS: Não referi no post que o PS também se manifestou porque li o JN, e o artigo do JN não referia o PS...
Mas acho bem que o Porto se imponha!!! independentemente da sua cor política!