quarta-feira, novembro 07, 2007

A mulher que ELES chamam fatal


Fotografia de Aaron Hawks
Sempre bem vísivel 'a ambivalência da atitude masculina diante do feminino (e até aqui nada de novo): fascinação e repulsa, adoração submissa e ódio agudo (poderíamos dizer histérico?), desejo de aconchego e terror incontrolável' (Dotin-Orsinni)
Deixando-nos de politiquices, futeboladas e outras coisas mais, o que me dizem sobre o comportamento ambíguo deles em relação a elas? Será que a liberdade - ou liberdades - da mulher afronta tanto a mente masculina?

17 comentários:

angelofpromise disse...

Na minha opinião tem mais a ver com a nossa complexidade física, emocional e intelectual. É intrigante e viciante como a matemática; adorada por quem a estuda, odiada por quem a ignora, ELA é a base da criação.

Nuno Coelho disse...

Vivemos uma era nova... a era em que a Mulher tem as mesmas oportunidades em todos os momentos chave do nosso dia-a-dia.
Ainda assim, esse domínio é interrompido... umas vezes por uma certa brutalidade ignorante masculina, outras pela self-submission que algumas teimam em manter.

angelofpromise disse...

Temos as mesmas oportunidades?! Nem nos países mais desenvolvidos, quanto mais em Portugal, isto para não falarmos dos países muçulmanos. Não,não temos de todo as mesmas oportunidades, temos que lutar o dobro para atingir metade, o quadruplo para atingir o todo e manter sempre o ritmo de luta para não perder o lugar.
E as "self-submission", são "produto" de séculos de humilhação, exclusão, castração,censura e...
Não existe NOVA ERA, existe uma progressão e uma luta constante, porque em todas as ERAS, existiram mulheres que fizeram a diferença, hoje apenas o número mudou.

Nuno Coelho disse...

A certa altura dizes "lutar o dobro para atingir metade, o quadruplo para atingir o todo"... é verdade que isso acontece em certos sectores da sociedade, mas actualmente, e sei do que falo, o inverso também acontece... e muito...
Não falei de países muçulmanos, pois esses não são exemplo! Mal é da Mulher que nasce naquelas terras... já não bastava a ditadura machista da própria religião, e agora são obrigados a viver uma nova opressão comercial e petrolífera...

Algodão Doce disse...

Ora bem, voltando ao texto, costuma-se dizer que para bom entendedor, meia palavra basta. As perguntas aqui são retóricas ou, para quem não sabe o que isto significa, a frase pode ser apresentada com um ponto de interrogação no final, mas não funciona como pergunta e sim, como AFIRMAÇÃO.
E o que está aqui dito, é que os homens deste planeta, que gostam de se ver como MACHOS, desde sempre - e basta ir ao Antigo Testamento dar uma olhada, nem é preciso procurar muito! - consideram a mulher como um perigo para a sua tão necessária masculinidade, tanto, que a tiveram de demonizar. Deve ser por saberem que a mulher é capaz de os superar em tudo.
E em relação às mesmas oportunidades, devemos viver em mundos diferentes. E, realmente, vivemos - o mundo dos homens e o mundo das mulheres. Não precisamos de ir para terras muçulmanas para falar em machismo e opressão!

Mura disse...

Sou Homem, não me considero macho, machista....e para mim as mulheres não são demónios, não representam perigo nenhum, nunca na vida, só é preciso saber lidar com elas...e isso não ha duvida que a maioria dos homens sabe lidar mt bem com as mulheres, o que ao contrário já não se aplica...por isso não percebo de onde vem a superioridade?! Deve estar sempre mt bem escondida....se são superiores usem ''bem'' essa superioridade, va la, não tenham medo que fiquemos ofendidos, porque não vamos ficar....eu batia palmas!!
Acho que quanto a igualdade de oportunidades este pais ainda tem um bocado para caminhar....mas havemos de la chegar....mas quando chegarmos la eu quero ver se realmente voces tem as capacidades que dizem ter, porque infelizmente continuam escondidas!!
Agora não percebo uma coisa?! A necessidade das mulheres em se mostrarem superiores,ou melhor...nem e esse o caso....e do tipo voces homens são assim e assado...mas se nos quisermos somos superiores em tudo....fico a espera de concretizações....garganta todos temos!!

Nuno Coelho disse...

Nem tanto ao mar... nem tanto à terra... A meu ver não há superioridade de lado nenhum... é certo e sabido que a Mulher tem mais capacidades para certas coisas que o Homem não tem, como por exemplo, trabalhos minucioso, conseguir estar a falar com uma pessoa e estar atenta a conversa da mesa ao lado (e não estou a falar de cusquice)... por outro lado, os homens têm outro tipo de atributos que as mulheres não têm...
Mas ao ponto de dizer que as Mulheres são mais capazes intelectualmente que os Homens ou vice versa... isso não!
O Homem e Mulher devem complementam-se!
Agora, há homens que têm a mania que mandam, mas só a mania, e há mulheres que eternamente vão dizer que são umas coitadinhas...
Mas isto é a minha opinião! Eu pelo menos, respeito todas as pessoas... independentemente da raça ou género!

Algodão Doce disse...

A intenção aqui não era questionar quem é superior a quem, nem tão pouco individualizar as coisas. Estamos numa era dita moderna e em muitas coisas, sobretudo mentalidades, quer ELES querem quer não, parece-me que continuamos a viver nas cavernas.
Além disso, só constatei um facto: esse medo masculino perante a libertação feminina. Não falei em superioridade.

Mura disse...

''....consideram a mulher como um perigo para a sua tão necessária masculinidade, tanto, que a tiveram de demonizar. Deve ser por saberem que a mulher é capaz de os superar em tudo''

O que me irrita e esta pertença de que são superiores em tudo, que não precisam de nós para nada!!
Na minha opinião o Homem e a mulher completam-se e o Homem não tem necessidade alguma de dizer que é melhor que a mulher em tudo!!
Ao contrário ja não acontece!!
A mulher hoje em dia tem repúdio de ter de depender do homem para algo, enquanto que o homem não tem problema nenhum em depender da mulher seja para o que for...nem que seja para uma simples tarefa doméstica...

angelofpromise disse...

Mura, lamento por ti que não tenhas conhecido mulheres que saibam lidar com homens, Será uma má escolha tua ou uma boa escolha delas?! :-). E, estou a falar apenas de amizade, nada mais.
Quanto à superioridade, a qual não foi mencionada por nós mas por ti (porque será?), das mulheres estar escondida, provavelmente convives maioritariamente com homens o que também não é bom, limita-te (continuo a falar apenas de amizade). Mas essa superioridade que mencionaste realmente existe e passo a explicar:
Há pouco tempo em reunião com um “homem”, recebido por 3 mulheres, todas em lugares de topo, fez o seguinte comentário: “ há 15 anos atrás, todos os cargos de chefia eram atribuídos aos homens, as mulheres estavam ou como secretárias ou como administrativas, actualmente todas as reuniões que tenho com altos cargos sou recebido por mulheres, passaram-nos a perna foi o que foi, e sabem porquê? porque são implacáveis e altamente profissionais”. Além do altamente profissionais, ainda têm tempo, para as lides domésticas (experimenta um dia e verás), para cuidar dos filhos, continuar a estudar, para ler, para satisfazer, para ser amiga, companheira, para ouvir, para falar, para a ginástica, para receber os amigos com excelentes jantares e bla bla bla, cansa não cansa? Pois é, mas eu conheço muitas mulheres assim, é o meu dia a dia. Quem sabe um dia terás a sorte de também as conheceres e conseguires aprecia-las. A superioridade é esta, temos capacidades inesgotáveis, nada mais. Fala uma mulher que adora e admira “o homem” mas que reconhece que a vida a este lhe foi facilitada.

Joel Azevedo disse...

É caso para dizer que afinal existe a guerra-dos-sexos...

Se me permitem vou sitar um ditado feminista, que gosto muito, que diz o seguinte; "Atrás de um grande homem há sempre uma grande mulher"

E eu concordo... ATRÁS!!!

Não queiram por os carros á frente dos bois...

beijocas e abraços

Mura disse...

Ora ai esta....mais uma ''qualidade'' que vos assiste a todas, precipitação....o que normalmente se traduz em conclusões precipitadas...e como é natural Erros redundantes!!
Mas que seria de nós senão tivessemos cá para vos corrigir...

Eu não disse que as mulheres não sabiam lidar com os homens, disse que não sabiam lidar tão bem quanto os homens lidam com elas. Mas também é algo que nunca irão perceber...

Pelos vistos sabes mais da minha vida que eu próprio, que professora de vida que eu fui encontrar aqui no Blog...tchiiiii

Eu falei de relações entre homem/mulher quer sejam elas afectivas, de amizade ou de trabalho...

Foram voces ''mulheres deste blog'' que falaram em superioridade, eu só constatei essa necessidade inequivoca de se vangloriarem, mostrarem superiores a nós....o que continua...mas acredita não queria viver nessa canseira constante.....mas por um lado e bom.....e realmente e por isso que voces existem....para nos facilitar a vida....ja viste....voces fazem isso tudo....o que nos permite a nos chegar a casa, pegar no telecomando, numa cerveja e assistir a um bom jogo de futebol....realmente facilitam-nos mt a vida....essa necessidade, vontade de ser superior afinal tem o seu ''Q'' de interesse!!

Cabe a nós Homens saber uzar esssa capacidade toda, inesgotável em nosso favor....agora já entendes pq é que eu disse que realmente sabiamos lidar melhor com voces do que voces conosco....

Acho que o profissionalismo, não nasce com o sexo, podemos ser altamente profissionais e ha homens mt bem sucedidos na vida profissional como mulheres....essa mentalidade já era...pelo menos comigo....tanto trabalho com uma mulher como com um homem.....e o ser correcto, eficiente e implacavel, depende unicamente do feitio e nao do sexo...

A mim não me faz confusão que alguem, seja mulher ou homem tenha mais qualidades, skills do que eu....e a vida...mas ha uma qualidade que nos assiste a nos e que voces tem uma extrema dificuldade em adquirir....lealdade...

Cést la vie!!

angelofpromise disse...

Oh Mura!! Orá lá está uma "qualidade" que vos assiste, distorção das palavras a vosso favor.
Não, não te conheço, nem mencionei nada que o evidenciasse... usei apenas comentários teus e probabilidades mediante os teus comentários.
Conforme podes ler, eu nunca disse que depende do sexo os altamente profissionais ou os competentes. Disse que apenas temos que lutar o dobro , nunca falei em superioridade mesmo que conheço homens muito competentes e completos e seria injusta.
Mostrei-te um exemplo de como as mulheres são superiores nas capacidades inesgotáveis que têm e só aqui.
Essa capacidade, que erradamente continuam em teimar, de se aproveitarem da capacidade inesgotável das mulheres tem acabado em divórcios, por isso o seu número tão alto.
Pois olha que eu não critiquei o "homem" ( volta a ler), em contrapartida a tua defesa foi sempre o ataque.

Nuno Coelho disse...

eu até ia opinar... mas já está tudo dito... Eles gostam delas e Elas gostam deles!!!
O que seria de nós Homens sem elas ao nosso lado? Mas, o que seria delas sem nós ao ladinho delas???

Mura disse...

Sempre ouvi dizer que a melhor defesa era o ataque....e este nem foi um 4-3-3 muito ofensivo.....mas é engraçado que eu ia dizer exactamente o mesmo, ate ia falar em letracia...pq também distorçem o que digo.....e poe na minha boca o que não disse....não fui eu que começei com essa da superioridade....mas no entanto foi assim que entendeste...la esta...
Depois eu é que sou o rei da distorção....que sentido de humor apurado!!
Claro qu simm, tiraste conclusoes dos meus comentarios.....isso sim e legitimo....o que não invalida que tenhas errado!!
Essa do ter de lutar o dobro, ja foi assim, hoje nem tanto....e a sempre a iniciativa individual, o empreeendorismo, que vos permitira alcançar os cargos de chefia que tanto querem, e a igualdade.....
Se reparares tambem não critiquei a mulher em si, mas apenas essa pertença e mania da perseguiçao,...
Adoro as mulheres, e o mundo sem elas não tinha tanta piada....era quase como um jardim sem flores!!

Algodão Doce disse...

O que é que vocês não perceberam no 'medo pela libertação feminina' e não mania de superioridade - ou de quem quer mandar em quem?
Eu não ouvi ninguém falar em superioridade e é unicamente o que se tem discutido aqui.
E deixo a minha conclusão ou isto começa a tornar-se exaustivo - medo pela libertação feminina = medo de perder a figura a quem estão dependentes para as coisas chatas da vida (e claro que as mulheres querem deixar de ser dependentes dos homens; quem não quer ser independente? acho que é por isso que saímos de casa dos pais!); medo de perder quem lhes FACILITE a vida (foste tu que o disseste, Mura).

Mura disse...

Lol.
Isso é mesmo iliteracia!!
No 1º post que coloquei disse que não tinha medo algum que as mulheres se libertem!!
Independentemente de ter alguem que me facilite nas coisas chatas da vida, não quer dizer que eu não as saiba fazer, ou que não aprendesse a faze-las!!
Não morria ninguem e todos continuavam a viver...medo onde?!
Por isso é que desde o inicio isto virou....porque não existe medo algum por parte dos homens, e eu não disse que tinha medo de perder quem por acaso ate me facilitava a vida!! Mas e asim que entendes...

''Deve ser por saberem que a mulher é capaz de os superar em tudo'' Algodão Doce

Superioridade?! Não, nada disso!!