sexta-feira, novembro 09, 2007

Girlie Magazines

Alphonso Mucha e Jules Cheret criaram as primeiras imagens de mulheres em poses sensuais para posters no final do século XIX, em Paris. Com os posters, vieram os calendários com mulheres de silhuetas idealizadas pela imaginação masculina da época, já no século passado. Debaixo de uma aura de inocência, transparece toda a sensualidade acentuada por roupas que deixam, aqui e ali, aparecer um pedacinho do corpo da figura retratada. Apesar da censura, os traços elegantes do movimento art noveau acabaram por tornar aceitáveis as figuras desnudas, que estamparam desde os filtros de cigarros às caixas de bombons.
Nos anos 20, Raphael Kirchner ilustrou a vida parisiense com mulheres assumidamente sensuais, muitas vezes em poses e situações que denotavam lesbianismo. Nessa época, porém, era Hollywood quem mais produzia posters para divulgar os filmes. A revista Esquire também ilustrava as suas páginas com mulheres sedutoras que acompanhavam os soldados que partiam para a segunda guerra. Foram elas que, pela primeira vez, mostraram os seus pêlos púbicos numa revista masculina.
Do desenho, surgiram as pin-ups em carne e osso. As mais famosas foram Betty Page e Norma Jean, que virou Marilyn Monroe e cuja estreia, em fotos para um calendário nua sobre um fundo de veludo vermelho, tornou-se uma imagem reconhecida em todo o mundo.

Pin-ups de Peter Driben







Sem comentários: