terça-feira, novembro 13, 2007

GOSSIP


Norman Rockwell

Bisbilhotice – substantivo feminino singular = mexerico, intriga, cusquice (para os amigos).

Nada mais é do que a presença de um vazio interior.

Ou será como diz o nosso Eça?

"Amigo meu, não despreze a bisbilhotice! Ella é um impulso humano, de latitude infinita, que, como todos, vae do reles ao sublime. Por um lado leva a escutar às portas e pelo outro a descobrir a América!"
Eça de Queirós in Cartas de Fradique Mendes

Tenho uma cadela curiosa... ou será bisbilhoteira?

2 comentários:

Joel Azevedo disse...

Gossip = Sem duvida uma qualidade repreensível do espírito feminino. O desejo de saber se uma mulher sofre da maldição da bisbilhotice constitui uma das paixões mais insaciáveis da alma masculina.

Gossip é também nome de uma nova banda de 3 elementos onde a beleza não impera e no meu ponto de vista a qualidade musical também não é grande coisa mas que marca pela irreverência desavergonhada da sua vocalista (Beth) que constantemente se despe em publico com um desplante desmedido.

Aproveito para desejar um bom dia de trabalho e enviar beijos á autora do post.

Algodão Doce disse...

Primeiro que tudo, obrigada pela última frase. Compensa a barbaridade que escreveste na primeira...

Começas por dizer que é uma 'qualidade repreensível do espírito feminino'. Concordo contigo no repreensível, isto se a bisbilhotice for levada ao extremo. Em relação a ser uma qualidade feminina, não concordo plenamente; é uma característica tipicamente feminina, não o nego, mas vê-se muito homem bisbilhoteiro nos dias que correm. E basta ver, ou ouvir, certas conversas de café!

Agora, sendo mais científicos, há estudos que concluem que a bisbilhotice é puro instinto de sobrevivência. Toda a gente sabe que para se ter sucesso socialmente, é necessário termos informação sobre o que nos rodeia - a bisbilhotice poderá ser um meio para esse fim. E as pessoas tornaram-se bisbilhoteiras pela competitividade inerente à evolução. Ora, segundos vários estudos, a mulher, para fazer face a essa competitividade e agressividade social, utiliza a bisbilhotice; o homem, jogos de poder e lutas. É tudo uma questão de conhecer o outro e de se comparar, aumentando (ou não) a sua auto-estima.

"As comparações e a bisbilhotice devem ter sido o resultado das pressões da evolução; e as duas estão relacionadas porque são estratégias que podem aumentar o estatuto [do indivíduo]..." in "Of tabloids and family secrets: the evolutionary psychology of gossip"